Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Mapa das Organizações da Sociedade Civil

Um retrato atual sobre o universo da sociedade civil organizada do país. Esse é o objetivo da publicação Perfil das Organizações da Sociedade Civil do Brasil. Prevista para ser lançada no próximo mês, a obra reúne informações estruturadas e dados estatísticos importantes para subsidiar decisões sobre políticas públicas envolvendo OSCs, como: finalidades de atuação das organizações, recursos públicos transferidos, tamanho das entidades, dados sobre as remunerações e vínculos de trabalho, sobre as naturezas jurídicas, entre outras.

“A publicação é resultado do trabalho da equipe de desenvolvimento do Mapa das Organizações da Sociedade Civil e sua construção contou com a colaboração de um grupo de discussão constituído por especialistas no tema, vinculados a órgãos de pesquisa, universidades e coletivos de OSCs, que se reuniu ao longo de 2017 para debater a estrutura da publicação e seus resultados”, diz Felix Lopez, coordenador do Mapa e técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.

Entre os participantes desse grupo de trabalho responsável pela publicação estão membros do Ipea, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de São Paulo (USP Leste), Fundação Getulio Vargas (FGV), Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG), e OSCs, como o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) e a Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB).

PARCEIROS
A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – que tem o Ipea como um dos assessores técnicos permanente – está trabalhando na divulgação do Plano de Ação 2017-2019. O Mapa está colaborando nesse processo. Um novo vídeo tutorial ensina o representante da OSC a preencher e atualizar os campos relacionados aos ODS na página da entidade. O Plano visa contribuir de forma efetiva para a disseminação dos 17 ODS (clique aqui para saber quais são) em todo o território nacional e o aprimoramento de políticas públicas que ajudem o Brasil a alcançar as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Agenda 2030. A cooperação é um passo importante para ampliar a escala de implementação desta Agenda e dar conhecimento à sociedade sobre a relevância das OSCs em ações de interesse público.

NOVIDADE
Na página principal do Mapa agora é disponibilizada uma lista com os nomes das dez OSCs que atualizaram suas informações recentemente. A ideia é que o usuário acompanhe melhor a entidade de seu interesse.

ATUALIZAÇÕES
A página do Ipea no Facebook publica semanalmente novidades sobre o Mapa das OSCs. São notícias, curiosidades, vídeos e outros materiais compartilhados com a agilidade das redes sociais. Não deixe de acompanhar!

NOTÍCIA
Mapa foi destaque no boletim eletrônico do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), no dia 25 de fevereiro. A notícia relata as últimas funcionalidades e informações disponibilizadas. Clique aqui para ler na íntegra.

Compartilhe:
Share on FacebookTweet about this on Twitter