Buscar
  • veguimaraes2020

Conferência Ethos totalmente online promove várias atividades no mês de julho


A Conferência Ethos 2020 chega revelando questões que o mundo passou a lidar com o “novo normal”. Totalmente virtual, por conta do necessário distanciamento físico para evitar a disseminação da Covid-19, o evento traz ainda reflexões sobre temáticas que ganharam destaque no atual cenário.

O painel de abertura é um exemplo, tendo como o título “Um mundo transformado”, o diálogo tem o objetivo de transcorrer sobre como a pandemia global e a paralisação das economias, transformou o mundo. “As operações do mercado global, que têm retraído o Produto Interno Bruto (PIB) dos países, deixando marcas nas sociedades, afetando sobretudo o bloco emergente e os países da América Latina, serão pontos abordados”, explica Edson Lopes, gerente-executivo do Instituto Ethos.

A principal problematização dessa abertura será quanto as assimetrias da sociedade, potencializadas com a pandemia. “O que acontecerá com a estrutura social brasileira, quando, além do desemprego, subemprego e desalento, a vulnerabilização dos direitos civis se tornaram latentes?”, questiona Caio Magri, diretor-presidente do Ethos que estará na abertura da Conferência Ethos 2020.

A Conferência Ethos 2020, terá início no dia 2 de julho, às 15 horas, no do canal do Ethos no YouTube, com a participação de Caio Magri, diretor presidente do Ethos; Rosana Pinheiro Machado, antropóloga, professora da Universidade de Bath; e, Thiago Amparo, professor da FGV Direito SP e colunista da Folha de São Paulo.


Um mundo desigual

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, inúmeras vezes enfatizou que a pandemia exacerba as desigualdades existentes e que a mitigação do cenário requer ação Estatal.


Como essa tarefa essencialmente pública vem sendo preparada no Brasil? Em que aspectos se baseia? Os caminhos para a sobrevivência, que se configuraram no cenário de pandemia, nos trouxeram a oportunidade de conhecer novos rumos. Seria a hora da verdade da agenda da sustentabilidade para os sistemas produtivos, para tanto é preciso diálogo.


“É preciso que lideranças empresariais legítimas defendam a redução imediata das desigualdades sociais, o trabalho decente, a renda justa, os direitos humanos e uma economia de baixo carbono, amigável com a natureza”, destaca Magri.


Conferência Ethos Virtual


A trajetória da Conferência Ethos é marcada pelo vanguardismo. Ainda em 2014 o evento se apoiou na tecnologia para ampliar as discussões ao fazer uso do formato 360º, no qual vários painéis são realizados num mesmo ambiente, ao mesmo tempo.

Esse ano, todas as edições das Conferências Ethos acontecerão juntas em apenas um grande evento virtual e gratuito. O evento se reinventa de acordo com as necessidades do momento atual, assim São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Recife vão se expandir e não teremos barreiras geográficas para debater a sustentabilidade.

As atividades vão acontecer entre os meses de julho e dezembro, com painéis semanais, todas às quintas-feiras, a partir das 15 horas, transmitidos ao vivo através do canal do Ethos no YouTube.

Fonte: Conferência Ethos

0 visualização

© 2019 Nepats — Desafios do Terceiro Setor. Todos os direitos reservados