Buscar
  • Nepats

Lista: 5 ONGs que democratizam a informação sobre o 3º Setor no Brasil

Nesta lista, reunimos cinco instituições que democratizam a informação, promovem capacitações e eventos sobre o terceiro setor no Brasil


Por: Isabela Alves


O Terceiro Setor é composto por organizações privadas sem fins lucrativos e de interesse público, as chamadas organizações da sociedade civil (OSCs).


Atualmente, no Brasil, existem 781,9 mil OSCs. São organizações que atuam em áreas como saúde, educação e assistência social, ajudando a preencher lacunas deixadas pelo Poder Público.


Nesta lista, reunimos cinco instituições que democratizam a informação, promovem capacitações e eventos sobre o terceiro setor no Brasil. Confira:


1. Observatório do Terceiro Setor

O Observatório do Terceiro Setor é uma agência brasileira de conteúdo multimídia com foco nas temáticas sociais e nos direitos humanos. A organização conta com programas de rádio e está presente nas plataformas digitais para divulgar as notícias das organizações da sociedade civil.


Em 2018 e 2019, o Observatório promoveu, em parceria com a Fundação Salvador Arena, o Ciclo de Palestras ‘Profissionalizar para Transformar o Terceiro Setor’, com palestras de áreas como captação de recursos, direito, gestão e comunicação. Todo o conteúdo está disponível de maneira gratuita no site do Observatório.


Além disso, a organização realiza campanhas em prol dos direitos humanos, como a Direitos Humanos São Direitos de Todos, Eu Me Importo, Intolerância e Observatório em Movimento.

2. Escola Aberta do Terceiro Setor

A Escola Aberta do Terceiro Setor é uma plataforma que promove cursos gratuitos e informa o público por meio de notícias e artigos sobre o terceiro no Brasil.


A iniciativa tem o objetivo de ser um espaço de formação para que os agentes do Terceiro Setor possam trabalhar melhor com as suas demandas sociais e saibam estabelecer uma boa comunicação com o Estado e o Mercado.


Na plataforma, é possível se inscrever para receber uma Newsletter com informações sobre o terceiro setor via e-mail.


3. Rede Filantropia

A Rede Filantropia promove conteúdos gratuitos sobre gestão, agenda de eventos e notícias do Terceiro Setor.


A Rede Filantropia também é a responsável por promover o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE), o maior evento sobre gestão do terceiro setor no Brasil.


A edição 2022 será no formato híbrido, com realização em Sorocaba, no interior de São Paulo, e de forma online. Serão quatro dias de palestras e debates sobre os principais temas de gestão das OSCs, com palestrantes nacionais e internacionais.


As inscrições para o FIFE 2022 já estão abertas e o evento será de 26 a 29 de abril. Os integrantes da Rede Filantropia pagam R$ 700 à vista e o valor normal é de R$ 1.400 à vista.


4. IDIS

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) promove apoio técnico ao investidor social, com o objetivo de ampliar o investimento social privado e seu impacto.


O IDIS também promove consultorias e projetos que fortalecem o ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação. Além disso, divulga pesquisas como a Doação Brasil e o World Giving Index.


5. ABCR

A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é uma instituição que busca desenvolver e qualificar a atividade de captação de recursos no Brasil.


Composta por mais de 400 membros captadores de recursos, a iniciativa também busca criar uma ampla rede nacional e fortalecer laços entre os profissionais que atuam na área.


Todos os anos, a organização promove o Festival ABCR, a maior conferência de captação de recursos da América Latina.


Agora na pandemia de Covid-19, a ABCR criou o Monitor das Doações da Covid-19. A página reúne os valores de doações anunciadas publicamente por empresas, fundações, indivíduos e campanhas de financiamento coletivo. O montante é atualizado todos os dias pela entidade.


Fonte: Observatório do Terceiro Setor

11 visualizações0 comentário