top of page
Buscar
  • veguimaraes2020

1 bilhão de reais já doados para enfrentamento da pandemia do coronavírus

Doações para salvar vidas, auxiliando o sistema de saúde e populações mais vulneráveis no enfrentamento à pandemia do coronavírus no Brasil, ultrapassaram 1 bilhão de reais, segundo os cálculos da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Os dados são atualizados diariamente pela ABCR no Monitor das Doações COVID 19.


De acordo com o diretor executivo da ABCR, essa mobilização é inédita e já é o maior movimento de doações – orientadas para uma só causa – da história do país. “Estamos falando desde grandes doadores, como empresas e ONGS, com milhões de reais, a famílias, grupos, indivíduos que doam 30, 40 reais e que estão possibilitando que esses recursos sejam encaminhados à ações de saúde, de alimentação e de causas que também estão sendo impactadas pela pandemia, como geração de emprego, trabalho ou renda”, destaca João Paulo Vergueiro.


O montante considera apenas os valores referentes às doações tornadas públicas e com o valor em reais já divulgado. Muitas outras doações também anunciadas estão na forma de produtos, equipamentos ou instrumentos, sem valores específicos informados. Essa característica, torna um pouco mais difíceis de serem mensuradas, considerando que atualmente existem muitas empresas doando álcool em gel, máscaras, testes, equipamentos e demais insumos de saúde. Em pouco tempo, com os devidos ajustes metodológicos novos cálculos permitirão refinar e qualificar melhor, também, esse volume extraordinário de doações.


“O terceiro setor pode e deve ser mais valorizado ainda em momentos de crise como agora, em que há uma mobilização ágil para alianças em torno de volumes de recursos muito expressivos e que serão necessários por muito tempo. O Terceiro Setor brasileiro é fundamental por apoiar às diversas causas sociais que chegam junto, capilarizadamente, aos menos favorecidos e em temas críticos para nossa sociedade”, reforça a presidente do Conselho da ABCR, Márcia Woods.


O Monitor das Doações COVID 19 é atualizado diariamente com dados públicos que são coletados diretamente online e nas plataformas de doações. Os números referentes aos doadores e às campanhas são exaustivamente checados para que não existam duplicidades. O Monitor das Doações é uma iniciativa da ABCR, como apoio do Movimento por uma Cultura de Doação, do qual a Associação faz parte. Fonte: ABCR

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page