top of page
Buscar
  • veguimaraes2020

Festival ABCR bate recorde de público na edição on-line 2020


Em sua 12ª edição, o Festival ABCR, maior conferência de captação de recursos da América Latina e uma das principais no mundo, aconteceu nos dias 29 e 30 de junho de 2020, e pela primeira vez integralmente on-line. O número superou as expectativas da produção do evento, mais de 600 profissionais de captação de recursos de todas as regiões do Brasil participaram da edição histórica do Festival, com a interação entre os mais de 150 palestrantes nacionais e internacionais.


O tema escolhido foi Ousar para Avançar e os palestrantes debateram com profundidade os rumos do terceiro setor no atual cenário da pandemia de Covid-19, somando mais de 130 horas de conteúdo, outro número inédito para o evento. A presidente do Conselho Deliberativo da ABCR, Marcia Kalvon Woods, destacou durante a abertura do evento a importância do envolvimento e resiliência de toda a cadeia de captação de recursos, chamando a atenção para as mudanças na legislação, com o objetivo de atender o terceiro setor. “Durante o trabalho da ABCR nesses 20 anos, percebemos a existência de mais elementos que vão além da capacitação do profissional captador. Nesse sentido, o Festival contemplou uma programação com temas diversos, como tributação, combate à lavagem de dinheiro e impactos da Covid-19 no terceiro setor, além de comunicação e marketing e outros assuntos que fazem parte da pauta do segmento”, enfatizou.


O diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro, ressaltou a importância do terceiro setor para o desenvolvimento do país. “O Festival ABCR tem a missão de reunir os principais atores que movimentam esse setor, fundamental para o desenvolvimento do país e por implementar políticas onde o poder público não chega. Estamos falando de um segmento que emprega 2 milhões e 300 mil pessoas e movimenta dezenas de bilhões de reais por ano. Somente no Festival ABCR, as organizações presentes tinham somadas, receitas superior a 4 bilhões de reais”, disse.


A programação atendeu os diferentes níveis de conhecimento dos participantes (inicial ou básico, avançado e internacional) e contou com temas nos eixos: Mobilização de Muitos; Mobilização de Grandes Valores; Parcerias Empresariais; Gestão, Liderança e Estratégia organizacional; Ética, Transparência e Confiança; Comunicação e Engajamento; Cultura de Doação; Geração de Renda; Negócios de Impacto; Marco Regulatório/Parcerias Governamentais e desafios do novo contexto; e Inovação e diversificação de formas de captação no terceiro setor. Além do Eixo Escola Aberta do Terceiro Setor, Sessões exclusivas Parceiros ABCR, 13 “coronacases” de captação, entre outros temas.


O Festival ABCR 2020 contemplou, ainda, a Mentoria Expressa, com sessões/reuniões de 45 minutos com participantes do Festival e um mentor de tema específico. As Plenárias foram as que mais repercutiram, com mais de 170 participantes em cada sessão, com destaque para a Plenária de Encerramento que já conta com quase 900 visualizações. 


O Festival ABCR 2020 contou com o patrocínio das empresas: Ambev; Doare, Trackmob; Umbigo do Mundo; Criando; SocialDocs;  Doks; ISetor; Lima Reis Advogados; e InstItuto ACP.

 

E apoio Institucional das organizações: Associação Brasileira De Fintechs (Abfintechs); Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale); Associação Paulista de Fundações (APF); Audisa; Club de Fundraising; Conselho Regional de Administração de São Paulo; Conselho Relações Públicas; Cultura e Mercado;  Escola Aberta do Terceiro Setor; Federação das APAEs do Estado de São Paulo (Feapaes-SP); Fundo Internacional Sócio Ambiental (Ficas);  Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif). Além da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig); Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife); Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS); Instituto Bancorbrás; Instituto Doar; Instituto Filantropia; Movimento Bem Maior; Neurônio; Nossa Causa; Observatório Do 3° Setor; Phomenta; Ponteaponte; Prosas; Rede de Filantropia para a Justiça Social; e Worldwide Initiatives for Grantmarker Support (Wings).


Renata Paiva Assessoria da Escola Aberta do Terceiro Setor

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page