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IDIS apresenta perspectivas e desafios da filantropia no Brasil em 2022

Um dos grandes nomes da filantropia da história, Andrew Carnegie disse, no século XIX, que era mais fácil fazer fortuna do que doar dinheiro de forma inteligente. Passado mais de um século dessa declaração, os filantropos contemporâneos se deparam, atualmente com uma sociedade muito mais complexa, com problemas multifacetados e um desafio ainda maior para resolver para quem e como fazer suas doações. Buscando, então, contribuir com a tomada de decisão dos filantropos, o IDIS preparou o artigo Perspectivas para a Filantropia Brasileira’. A seleção dos tópicos foi feita a partir da vasta experiência do IDIS no apoio a investidores sociais privados. Isso, além da vivência dos últimos dois anos, que trouxeram muitas mudanças nas demandas e expectativas no campo da filantropia. O documento traz oito perspectivas relevantes e que devem ser considerados pelos filantropos na hora de planejar suas doações. “Cada perspectiva é uma janela para uma paisagem onde algo importante está acontecendo e o filantropo pode traçar um cenário a partir delas, agregando seus elementos próprios”, explica Paula Fabiani, CEO do IDIS. Além de apresentar cada tendência e explicar os motivos para ela ter sido escolhida, o artigo também cita exemplos nos quais se pode enxergar ela na prática. Conheça abaixo as Perspectivas da Filantropia no Brasil: PERSPECTIVA 1 – MAIS GRANTMAKERS, MENOS PROJETOS PRÓPRIOS A filantropia ganha relevância em seu papel de financiadora das organizações da sociedade civil que buscam a solução para os problemas complexos. PERSPECTIVA 2 – EMERGÊNCIA X LONGO PRAZO A filantropia estratégica se vê no impasse entre as necessidades de curto prazo e o olhar para o futuro. PERSPECTIVA 3 – CAUSAS QUE SE FORTALECERAM Mesmo em meio à crise sanitária e econômica, a força de algumas causas não se abalou. Elas ganham novos formatos e se mostram mais importantes do que nunca. PERSPECTIVA 4 – A COMUNIDADE COMO CÉLULA MATER DA FILANTROPIA Nos momentos mais difíceis, os problemas se concentram nas comunidades, assim como as soluções. PERSPECTIVA 5 – ATUAÇÃO COLABORATIVA E EM PARCERIA Chegamos mais longe quando caminhamos juntos e, contrariando o ditado, chegamos mais rápido também. PERSPECTIVA 6 – EMPRESAS MAIS ENGAJADAS Experiência da pandemia e pressão de investidores e consumidores levam empresas a aumentar as doações. PERSPECTIVA 7 – JÁ NÃO É SÓ O CAPITAL FILANTRÓPICO QUE GERA IMPACTO A possibilidade de conciliar lucro com impacto positivo é cada vez mais atraente para novos e antigos investidores. PERSPECTIVA 8 – O DESEMBARQUE DA GERAÇÃO Z Os Millenials já estão deixando sua marca na filantropia. E agora, o que esperar da Geração Z? Caso você queira ler sobre cada uma das perspectivas com as dicas e exemplos, basta clicar aqui.


Fonte: IDIS



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